Internazionale e Milan fazem o primeiro clássico “chinês” em Milão

Em tempos de debate sobre imigração na Europa – principalmente de sírios abandonando a Síria por causa da guerra civil que assola o país desde 2011, há uma invasão chinesa em Milão. O nerazurri e o rossonero fazem o primeiro clássico “chinês” entre os gigantes italianos. Recentemente os clubes foram comprados por magnatas do país asiático e duelam em busca de vagas ao menos na Liga Europa. O jogo será amanhã (15) às 7:30 (horário de Brasília).

Na última quinta-feira, Silvio Berlusconi oficializou a venda do Milan, o sexto colocado do Calcio, ao desconhecido investidor chinês Li Yonghong, tornando o clássico 100% asiático. Afinal, a Inter, que ocupa a sétima posição, foi comprada no ano passado pelo grupo Suning, também da China, e que é dono do time Jiangsu Suning, onde jogam os brasileiros Ramires e Alex Teixeira.

A operação é a mais recente de uma série de investimentos das empresas chinesas no futebol europeu, que são estimuladas pelo presidente chinês Xi Jinping, que é fã do esporte. E a febre oriental em Milão é tanta que o jogo vai ser realizado às 7:30, pelo horário de Brasília, justamente para satisfazer o fuso-horário dos telespectadores asiáticos, especialmente os chineses.

As equipes brigam pela Liga Europa, mas sonham com o retorno dos desempenhos das temporadas passadas e buscar grandes conquistas, como a Juventus. O Milan tem dois pontos de vantagem para a Inter, que não vence a três rodadas. A princípio, o sexto lugar não garantiria vaga à Liga Europa, porém os quatro semifinalistas da Coppa Itália (Juventus, Roma, Napoli e Lazio) ocupam os quatro primeiro postos do Campeonato Italiano. E, com isso, o sexto colocado vai disputar a Liga Europa 2017/18.

Para o clássico deste sábado, a Inter não tem nenhum desfalque, irá completa. Já o Milan não contará com o meia croata Mario Pasalic, que cumprirá suspensão automática por acúmulo de cartões amarelos, e em seu lugar deverá entrar o meia chileno Matías Fernández.

Todos os jogos do Calcio serão disputados no sábado, pois domingo é Páscoa. Outro jogo importante será a da líder Juventus contra o Pescara. A Juve deverá mandar uma equipe reserva, pois na próxima quarta terá o Barcelona pela frente no jogo da volta pela Champions League.