Grêmio leva susto, mas vence e lidera Grupo 8!

O Grêmio venceu o Deportes Iquique-CHI na noite desta terça-feira (11/04) pela segunda rodada do grupo 8 da Libertadores. Com um público de 30.343 na Arena, em Porto Alegre, a equipe de Renato Gaúcho mostrou sua força e abriu 3×0 com 28 minutos, porém no segundo tempo diminuiu o ritmo e viu sua tranquilidade virar drama com a reação do time chileno que fez dois gols e colocou os três pontos em risco. Com a vitória, os gremistas assumem a liderança isolada da chave, agora com 6 pontos e 100% de aproveitamento, seguido pelo Guaraní-PAR que tem 3 pontos e enfrenta o Zamora-VEN nesta quarta, podendo igualar os pontos do Imortal. Já os venezuelanos e chilenos seguem sem pontuar.

O Grêmio agora volta as suas forças para o campeonato Gaúcho, onde enfrenta no domingo, às 16h na Arena, a equipe do Novo Hamburgo pelo jogo de ida das semifinais. Pela Libertadores, o Tricolor tem compromisso marcado no dia 20/04, quinta-feira, contra o Guaraní-PAR, fora de casa, às 21:45.

Primeiro Tempo

O futebol tem diversos jargões e um deles é que um time “alugou o meio-campo”. E foi isso que o Grêmio fez nos primeiros 45 minutos. Explorando a velocidade e a qualidade técnica dos seus jogadores, encurralou o Iquique e não deixou os visitantes respirarem. Logo aos 5 minutos, após troca de passes, Ramiro encontrou Léo Moura que fez um corta-luz para o chute de Pedro Rocha, espalmado pelo goleiro Cortéz. Os mandantes continuaram rodeando a área adversária até que aos 15, Luan recebeu de Bolaños, ajeitou e mandou um chute frontal, cheio de veneno que encobriu o arqueiro e foi para as redes: Grêmio 1×0 e festa da torcida.

Os comandados do técnico Jaime Vera sentiram o gol e pareciam atordoados em campo. Melhor para o Tricolor, que chegou de novo ao gol após passe de Léo Moura para o inspirado Luan, que tocou na saída do goleiro para ampliar e ser o artilheiro do time na competição com 3 gols marcados: Grêmio 2×0. O jogador que talvez estivesse fora de sintonia no primeiro tempo era Pedro Rocha, que perdeu uma chance incrível aos 25, quando saiu de frente pro goleiro, mas chutou em cima de Cortéz e depois sofreu pênalti no minuto seguinte. Luan, que normalmente cobra as penalidades, abriu mão para que Bolaños, que havia solicitado a cobrança, deslocasse o arqueiro chileno e ampliasse o marcador: Grêmio 3×0, aos 28 minutos de jogo.

As trocas de passes envolvente e a determinação dos gaúchos tornou o jogo fácil e aos 36, Luan cruzou na saída do goleiro, mas López fez o corte impedindo a goleada. Aos 42, lançamento de Ramiro para Pedro Rocha, que mais uma vez desperdiçou, mandando por cima da meta. O árbitro encerrou o show tricolor aos 46.

Segundo Tempo

Para tentar diminuir o prejuízo, o Iquique fez duas alterações na volta do intervalo. Com Bielkiewecz e Riquero nas vagas de Torres e Reynero, os visitantes melhoraram na etapa final. Os minutos iniciais continuaram dominados plenamente pelo Grêmio, que quase ampliou aos 10, quando Ramiro experimentou de fora da área, porém mandou perigosamente por cima. No minuto seguinte houve a alteração que permitiu a reação dos chilenos: Renato tirou o experiente Léo Moura para a entrada do volante Michel, com Ramiro avançando para fazer a linha de três pelo meio. A equipe então passou a administrar o resultado e jogando a favor do relógio, o que na Libertadores não pode acontecer. E o primeiro susto veio aos 15, após cobrança de escanteio que encontrou a cabeçada de Caroca: Grêmio 3×1.

Rafael Thyere que atuou na vaga de Geromel, desfalque por lesão, arrancou até a intermediária adversária e tocou para Pedro Rocha, que teve o chute desviado para escanteio, aos 17. Quando o relógio marcava 22 minutos, aconteceu o que ninguém esperava. Após tabelar com Ramos, Dávila recebeu na área e tocou na saída de Grohe: Grêmio 3×2. O jogo antes definido ficou aberto novamente.

Renato Gaúcho então promoveu as entradas de Fernandinho e Barrios nas vagas de Maicon e Bolaños, para tentar acender o time. Aos 38, Fernandinho tocou para Luan que exigiu grande defesa de Cortéz após chute forte. Para alívio dos tricolores, após cinco minutos de acréscimos, o árbitro encerrou a partida e decretou a vitória gremista por 3×2.

Como ficou?

O grupo 8 da Libertadores está desse jeito:

1) Grêmio – 6 pontos e saldo +3

2) Guaraní – 3 pontos e saldo +1

3) Dep. Iquique – 0 ponto e saldo -2

4) Zamora – 0 ponto e saldo -2

Próximos jogos do grupo:

Guaraní x Zamora, 12/04, às 19:30

Zamora x Iquique, 19/04, às 21h

Guaraní x Grêmio, 20/04, às 21:45

Ficha Técnica

Grêmio (3): Marcelo Grohe; Edílson, Rafael Thyere, Kannemann, Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon (Fernandinho), Léo Moura (Michel), Bolaños (Barrios), Pedro Rocha; Luan. Técnico: Renato Gaúcho.

Deportes Iquique-CHI (2): Cortéz; Guerrero, López, Zenteno, Charles; Caroca, Dávila, Bustamante, Reynero (Riquero); Torres (Bielkiewecz) e Ramos. Técnico: Jaime Vera.

Cartões Amarelos: Oliveira, Ramiro e Bolaños (GRÊ). López, Zenteno, Charles, Caroca e Bustamante (DIQ).

Gols: Luan (15 e 22′ 1°T), Bolaños (28′ 1°T). Caroca (15′ 2°T), Dávila (22′ 2°T).