Fernando Alonso vai trocar o Grande Prêmio de Mônaco pela Indy 500

O piloto da Mclaren Fernando Alonso anunciou nesta terça-feira que não irá participar da edição do Grande Prêmio de Mônaco deste ano. O motivo? O espanhol irá disputar pela primeira vez em sua carreira uma prova na Fórmula Indy. Com o baixo desempenho na atual temporada na Formula 1, creditado a baixa qualidade dos motores Honda, a equipe de Woking decidiu inscrever um carro icônica corrida americana, tendo Alonso como seu representante.

Um dos motivos que fizeram o asturiano abandonar a oportunidade de conquistar sua terceira vitória na principal etapa da categoria, pode ter sido justamente a qualidade inferior do modelo MCL32, que vêm limitando os pilotos da equipe inglesa a disputas por posições na parte de traz do grid. Porém, de acordo com o próprio Alonso, a escolha tem a ver com outro desejo pessoal: “Já ganhei o GP de Mônaco por duas vezes, e é uma de minhas ambições ganhar a Tríplice Coroa, o que foi vencido por apenas um piloto na história. É um desafio difícil, mas estou disposto a aceitá-lo. Não sei quando vou correr em Le Mans, mas pretendo fazer isso um dia. Tenho só 35 anos e tenho muito tempo para isso”, disse o bi-camepão mundial.

A tríplice coroa, citada por Alonso, é um “título” que o piloto recebe após vencer as três principais etapas do automobilismo mundial. São elas as 24 horas de Le Mans, no Circuit de la Sarthe, as 500 milhas de Indianápolis e o próprio Grand Prix de Mônaco na Fórmula 1. Até hoje, o único piloto que conseguiu esta façanha foi o inglês Graham Hill que venceu  Le Mans em 1972, após ter conquistado cinco vitórias em Mônaco na Formula 1 e uma em Indianápolis, na Indy, no ano de 1966.

Por Pedro Victor