Clássico espanhol na semi da Champions

E pela quarta vez seguida haverá um clube espanhol na decisão da Champions. Uma das semi-finais será entre Real Madrid e Atlético de Madrid, a outra será entre Juventus e Monaco. Real e Atlético fizeram a final na temporada passada e de 2013/14 – em 2014/15 o título ficou com o Barcelona. A final está marcada para 3 de junho em Cardiff, no País de Gales.

As partidas serão nas duas primeiras semanas de maio com transmissão da Rede Globo. O jogo de ida será no Santiago Bernabéu no dia 2 (terça) e o da volta será dia 10 (quarta) no Vicente Calderón, no último clássico de Madrid no tradicional palco dos colchoneros, pois o Atlético passará a mandar suas partidas em seu novo estádio na próxima temporada. Na outra semi o ogo de ida será em Mônaco no dia 3 (quarta) e o da volta será dia 9 (terça) em Turim.

É a chance que Atlético e Monaco tem para suas revanches, já que sempre foram vencidos pelos seus adversários na Champions. Em 1958/59, os merengues levaram a melhor no jogo de desempate ao vencerem por 2×1, depois de vitória em casa por 1×0 e derrota fora pelo mesmo placar. Em 2013/14, perdia por 1×0 até os 48 minutos, mas Sergio Ramos empatou e levou para a prorrogação – o Real marcou mais três gols e garantiu a taça. Na temporada passada outro empate por 1×1, que levou aos pênaltis, que o Real venceu por 5×3.

E na outra semi, na temporada 1997/98 a Juve goleou os franceses por 4×1 em Turim e perdeu por 3×2 em Mônaco. No agregado deu Juventus por 6×4. E na temporada 2014/15, nas quartas-de-final, a Vecchia Signora eliminou o Mônaco ao vencer em Turim por 1×0 (Vidal, de pênalti) e ao empatar sem gols em Mônaco.