Brighton Albion chega na Premier League após 35 anos

Nesta segunda-feira (17) tivemos mais uma rodada da Championship (2ª divisão) inglesa. E o Brighton Albion ganhou do Wigan, em casa, por 2 a 1 e garantiu o acesso matematicamente para Premier League pela 1ª vez (com essa nomenclatura) e pela quinta oportunidade estará na primeira divisão, em 115 anos. Última vez tinha sido há mais de três décadas, na temporada 1982/83.

Os gols da vitória foram de Glenn Murray e Solly March. Nick Powell revelado pelo Manchester United descontou. Com o resultado, a equipe chegou aos 92 pontos em 43 rodadas. Faltam ainda três partidas para serem disputadas. O vice-líder que é o Newcastle, está 85 pontos e ainda pode conquistar o título.

Em 1982/83 quando o time caiu não voltou mais para o campeonato, hoje, o mais forte e rico do mundo, a equipe também chegou na final da F.A Cup e foi derrotada pelo Manchester United, por 4 a 0, após empate de 2 a 2, no primeiro jogo. No inglês, o Albion ficou na lanterna da competição com 40 pontos. Junto dele caíram Swansea e Manchester City.

https://www.youtube.com/watch?v=T9IjmrdkJBY

Depois desta queda, o time flertou com a falência nos final dos anos 90 e jogou quarta e terceira divisão por duas oportunidades. Maior parte do tempo jogou Championship, mas sem sucesso no acesso. Temporada passada terminou em 3°, mas caiu nos playoffs. Desta vez, não houve empecilho. O seu maior rival é o Crystal Palace e será revivido este clássico, na próxima temporada da Premier League.

O treinador deste feito é Chris Hughton, que já havia conseguido subir o Norwich e o Newcastle. Agora, comandando o Albion, o traz de volta a elite do futebol inglês. Os grandes destaques do time são Anthony Knockaert, Glenn Murray Tomer Hemed. O trio junto participou de 65 gols dos 73 marcados pela equipe na competição. O time é o que menos sofreu gols no torneio: 36.

https://www.youtube.com/watch?v=LHNIQU8uKPU

O campeonato da segunda divisão é composto por 24 clubes e com vagas diretas para Premier League para campeão e vice. Do terceiro ao sexto colocado, é disputado um mata-mata, com final em jogo único, em Wembley, para definição do terceiro premiado com a chance de jogar 1ª divisão inglesa. Hoje, os confrontos seriam Reading x Fulham e Huddersfield x Sheffield Wednesday.