5 grandes viradas do Palmeiras em mata-matas

O elenco do Palmeiras tem uma difícil missão no próximo sábado, dia 22: precisa vencer a Ponte Preta por quatro gols de diferença para se classificar para a final do Campeonato Paulista. Se marcar três, a decisão da vaga vai para os pênaltis, pois o critério de gol marcado fora de casa não é levado em consideração no Paulistão.

A macaca goleou o time palmeirense no jogo de ida, disputado no estádio Moisés Lucarelli em Campinas – SP no último domingo, e complicou a vida do elenco de Eduardo Baptista nessa fase final do campeonato.

O próximo compromisso será difícil, mas não impossível: o Palmeiras tem um ótimo retrospecto em viradas em confrontos mata-matas, principalmente quando o jogo de volta é disputado em seu estádio, justamente o caso do próximo duelo que será decidido no Allianz Parque, com presença em peso da torcida palmeirense.

Relembre algumas grandes viradas do Palmeiras em mata-matas:

 

  • Palmeiras x Corinthians – Campeonato Paulista 1993

 

Na fase final do Campeonato Paulista de 1993, os dois times que disputaram o título foram Palmeiras e Corinthians. O elenco corinthiano ganhou o jogo de ida por 1 a 0, com direito a provocação do atacante Viola imitando um porco, mas o verdão do técnico Vanderlei Luxemburgo disputou uma grande partida no duelo de volta e bateu facilmente o timão por 4 a 0 no Morumbi, com 2 gols do Evair.

 

  • Palmeiras x Cruzeiro – Copa do Brasil 1998

 

Na final da Copa do Brasil de 1998, os finalistas foram Cruzeiro e Palmeiras. O jogo de ida foi disputado no Mineirão e o Cruzeiro venceu a partida por 1 a 0. Porém, no jogo de volta o Palmeiras comandando pelo técnico Felipão venceu a disputa pelo placar de 2 a 0, sagrando-se campeão da Copa do Brasil daquele ano. Os gols foram anotados por Paulo Nunes e Oséas. Depois de 3 partidas sem vencer, o Palmeiras encerrou o tabu na Copa do Brasil.

 

  • Palmeiras x River Plate – Libertadores 1999

 

O primeiro título da Copa Libertadores da América conquistado pelo Palmeiras foi no ano de 1999. O elenco palmeirense enfrentou times como Corinthians, Cerro Porteño, Vasco e Deportivo Cali para alcançar o título, mas o duelo mais emblemático foi contra o River Plate, adversário da fase semifinal. O jogo de ida disputado na Argentina terminou com o placar de 1 a 0 para o time da casa. Mas a volta foi de festa verde e branca: o Palmeiras marcou 3 gols na partida e eliminou o River Plate da Libertadores naquele ano.

 

  • Palmeiras x Corinthians – Libertadores 2000

 

Em 2000, Palmeiras e Corinthians se enfrentariam novamente no torneio  Copa Libertadores da América, dessa vez na fase semifinal. Esse confronto era tratado como revanche pelo timão, pois no ano anterior o Palmeiras havia eliminado o Corinthians nas quartas de final. Quem levou a melhor, porém, foi novamente o elenco palmeirense: a primeira partida terminou em 4 a 3 para o time corinthiano; mas na segunda e decisiva partida, o Palmeiras conquistou o placar de 3 a 2, levando a decisão para os pênaltis. E aí não teve jeito: o goleiro Marcos fez grandes defesas e o time palmeirense avançou na competição.

 

  • Palmeiras x Santos – Copa do Brasil 2015

 

Os finalistas da Copa do Brasil de 2015 foram Palmeiras e Santos. A primeira partida foi disputada na Vila Belmiro, e quem levou a melhor foi o time da casa com gol de Gabriel. No jogo de volta, decidido no Allianz Parque, o Palmeiras de Marcelo Oliveira anotou o placar de 2 a 1. Com o mesmo saldo de gols, a decisão foi levada para os pênaltis. O elenco palmeirense converteu mais penalidades e sagrou-se campeão da Copa do Brasil daquele ano, com destaque ao goleiro Fernando Prass, que defendeu um pênalti e ainda marcou o derradeiro.