Portugal perde uma vaga na Champions League para a Rússia

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

A campanha ruim de Benfica, Porto e Sporting na Liga dos Campeões na atual temporada custará caro aos clubes portugueses daqui a dois anos. Com todos os times do país eliminados das competições europeias, o país perdeu um lugar no ranking da Uefa, para a Rússia, e, consequentemente, também uma vaga na Liga dos Campeões na temporada 2018/2019.

Pelo que determina a Uefa, o número de vagas na Liga dos Campeões e na Liga Europa é definido a partir de um ranking que considera os resultados dos clubes nesses torneios nas últimas cinco temporadas. Atualmente, Espanha, Inglaterra e Alemanha têm quatro vagas na Liga dos Campeões, enquanto Itália, Portugal e França têm três. Desde 2011 esses seis países compunham o Top6 do ranking.

Com Krasnodar e Rostov nas oitavas de final da Liga Europa, porém, a Rússia já chegou a 50.532 pontos, deixando para trás Portugal, que soma 49.332. O Sporting terminou em último no seu grupo, enquanto que o Benfica foi eliminado pelo Borussia Dortmund nas oitavas e o Porto caiu diante da Juventus, nesta terça.

Depois de abrir a temporada ameaçada, a França colocou PSG e Monaco nas oitavas da Liga dos Campeões e o Lyon na mesma fase de Liga Europa, chegando já a 54.332, garantindo o quinto lugar no ranking e as três vagas na ‘Champions’ de 2018/19.