Mudanças na Liga dos Campeões afeta Campeonato Português

UEFA divulga seu ranking atualizado, e Portugal perde uma vaga na Liga dos Campeões

Nesta quarta-feira, a UEFA anunciou a atualização de seu ranking de clube, e as vagas para a Liga dos Campeões e Liga Europa já para a temporada 2018/2019. Os principais campeonatos do velho continente, Espanha, Itália, Alemanha e Inglaterra terão 4 representantes na fase de grupos.

Porém, uma liga que perdeu espaço foi a de Portugal, que mesmo com as boas campanhas de seus clubes, perdeu um lugar. O país estava na 5ª colocação, mas acabou sendo superado por França e Rússia que passam a colocar dois times na fase de grupos de cada competição. Por conta da queda no ranking, Portugal, tal como Ucrânia, Bélgica e Turquia, terá apenas uma vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2018/19, dada ao campeão da liga local, mais uma vaga na fase de playoff da competição.

Outros países que seguem abaixo, terão apenas vagas para os playoffs, como a República Tcheca com Viktoria Plzen, Sparta e Slavia Praga, a Suíça com o Basel, a Grécia com Olympiakos e Panathinaikos, além de outras ligas menores mas com times tradicionais.

O ranking da UEFA mostra o coeficiente dos clubes nas últimas 5 temporadas, e ele define o número de vagas e os cabeças de chave nos sorteios da Liga dos Campeões e Liga Europa. Mesmo com a temporada ainda em andamento, e as duas competições na reta final, nenhum resultado modificará a posição de nenhuma liga.

LIGA DOS CAMPEÕES

A Liga dos Campeões voltará apenas em abril, mas prometendo ótimos duelos entre Atlético de Madrid x Leicester City, Barcelona x Juventus, Bayern Munchen x Real Madrid, além de Borussia Dortmund x Monaco.

LIGA EUROPA

Com o mesmo ar de competitividade, a Liga Europa nos dará confrontos interessantes de ao menos 7 candidatos ao título, o único que tem as chances reduzidas é o Genk da Bélgica que enfrentará o Celta de Vigo, os outros confrontos ficam com Anderlecht x Manchester United, Ajax x Schalke, que tem tudo para ser o jogo da competição, e Lyon x Besiktas que eliminaram dois favoritos, Roma e Olympiakos, respectivamente.