Sem poder contar com os lesionados Wayne Rooney, Daniel Sturridge e Harry Kane para o setor ofensivo, a Inglaterra voltou a convocar o veterano Jermain Defoe, de 34 anos de idade, lembrado nesta quinta-feira para atuar pelo time nacional pela primeira vez desde novembro de 2013.

Defoe, do Sunderland, foi incluído pelo técnico Gareth Southgate em uma lista de 26 jogadores chamados para o amistoso contra a Alemanha, na próxima quarta-feira, em Dortmund, e para o confronto diante da Lituânia, no dia 26 de março, no estádio de Wembley, em Londres, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Defoe é o sexto maior goleador desta edição do Campeonato Inglês, tendo marcado 14 dos 24 gols da equipe na competição, e não joga pela Inglaterra desde quando foi chamado para completar 55 partidas pelo país em novembro de 2013.

Ele foi convocado como um dos três jogadores listados como atacantes nesta convocação de Southgate, que também contou com Marcus Rashford, do Manchester United, e Jamie Vardy, do Leicester, como nomes para o setor ofensivo.

Artilheiro do Campeonato Inglês ao lado de Romeu Lukaku, do Everton, com 19 gols cada, Kane foi a grande baixa desta convocação após ter sofrido uma lesão no ligamento do tornozelo direito durante partida das quartas de final da Copa da Inglaterra, domingo, em casa, contra o Milwall, goleado por 6 a 0 pelo Tottenham.

Outras duas novidades da convocação desta quinta-feira foram o meio-campista Jake Livermore, do Hull City, e o defensor Luke Shaw, do Manchester United. O primeiro deles disputou apenas uma partida até hoje pela seleção inglesa, em 2012, enquanto o segundo herdou um lugar no time nacional porque Danny Rose, do Tottenham, não pôde ser chamado por motivo de lesão. Shaw disputou apenas duas partidas pelo United desde novembro.

Confira os convocados da seleção inglesa:

Goleiros – Fraser Forster (Southampton), Joe Hart (Torino) e Tom Heaton (Burnley).

Defensores – Ryan Bertrand (Southampton), Gary Cahill (Chelsea), Nathaniel Clyne

(Liverpool), Phil Jones (Manchester United), Michael Keane (Burnley), Luke Shaw (Manchester United), Chris Smalling (Manchester United), John Stones (Manchester City) e Kyle Walker (Tottenham).

Meio-campistas – Dele Alli (Tottenham), Michail Antonio (West Ham), Ross Barkley

(Everton), Eric Dier (Tottenham), Adam Lallana (Liverpool), Jesse Lingard

(Manchester United), Jake Livermore (West Bromwich), Alex Oxlade-Chamberlain(Arsenal), Nathan Redmond (Southampton), Raheem Sterling (Manchester City) e James Ward-Prowse (Southampton).

Atacantes – Jermain Defoe (Sunderland), Marcus Rashford (Manchester United) e Jamie Vardy (Leicester).