Flamengo perde para a Universidade Católica com direito a expulsão de Berrio

O Universidad Católica era primeiro grande desafio do Flamengo fora de casa na temporada. Apesar da escalação modificada, o Rubro-Negro não pareceu se intimidar, criou chances e chamou o jogo. Mas isso não era o bastante sair do Chile com três pontos. Com oportunidades desperdiçadas, melhor para o faro de artilheiro do veterano Santiago ”El Tanque” Silva. O uruguaio de 36 anos marcou o único com gol da partida, de cabeça: 1 a 0 para o Católica e fim da invencibilidade da equipe do técnico Zé Ricardo – não perdia um jogo oficial desde outubro.

Com a derrota, o Flamengo caiu para a terceira colocação do Grupo 4 da Libertadores: com três pontos – uma vitória e uma derrota. O Universidad Católica fica com quatro pontos, assim como o Atlético-PR, que venceu o San Lorenzo, também por 1 a 0. Os argentinos seguem sem pontuar no torneio.

Nesta quarta, Zé Ricardo modificou sua forma de escalar o Flamengo para o jogo em Santiago: começou o jogo com três volantes. No lugar de Mancuello, poupado após pancada na cabeça na semana passada, colocou Márcio Araújo jogando ao lado de Willian Arão e Romulo.

Primeiro tempo
A formação poderia dar a entender que o Fla iniciaria a partida mais recuado. Mas não foi o que aconteceu primeiros minutos de bola rolando em Santiago. Como de costume, o Rubro-Negro tomou maior parte da iniciativa logo de início. Com mais liberdade, Arão e Rômulo se aproximaram mais do ataque do que habitual. Dentro e fora da área, as chances surgiram com Guerrero, Everton e até com Arão. Quando a zaga do time chileno não afastava, faltava pontaria.

Apesar de o Flamengo criar o maior número de oportunidades e ter mais posse de bola, o lance mais perigoso de ataque da etapa foi do Católica. Rafael Vaz errou um recuo para Muralha e deixou Santiago Silva livre, na cara do gol. O atacante uruguaio dominou livre, mas bateu na saída do goleiro Muralha – que se antecipou bem na jogada.

Segundo tempo
Logo no início do segundo tempo, o Flamengo teve boa chance com cabeçada de Guerrero na área. O camisa 9 recebeu subiu após cruzamento de Márcio Araújo, mas errou o alvo. Na resposta, o Católica pegou a defesa rubro-negra desarrumada e teve outra chance com Santiago Silva. E a tônica permaneceu a mesma: chances lá e cá. Mas, ao contrário da primeira etapa, o time chileno aparecia com mais perigo.

Zé Ricardo colocou Orlando Berrío no lugar do Romulo antes dos 15 minutos. E não demorou para a velocidade do colombiano aparecer. Através dela, surgiram chances desperdiçadas por Guerrero e Everton – no rebote. Pouco depois, bola na trave com falta cobrada por Diego na entrada da área.

Mas valeu a máxima de que a bola não costuma perdoar muitas chances perdidas. Aos 29 minutos, Diego cometeu falta perto da área. No cruzamento, Santiago Silva subiu sem marcação e mandou de cabeça: gol do ”El Tanque”.

Cartão vermelho para Berrío
Em situação difícil fora de casa, o cenário ficou ainda pior nos minutos finais para o Flamengo. Aos 38 minutos, Berrío foi expulso do jogo após empurra-empurra com o lateral Parot. O jogador do Católica valorizou e caiu no chão. O juiz acabou mostrando o cartão vermelho

 

Fonte e Crédito da Foto: Globo Esporte