Pimpão decide e coloca o Botafogo na terceira fase da Libertadores

Créditos: Reuters

Foi uma verdadeira guerra em Santiago. De um lado o Botafogo jogando pelo empate e do outro o Colo-Colo querendo vencer de qualquer jeito. Enquanto os chilenos entraram com um time pra frente, os brasileiros entraram com apenas um atacante, pois o empate já bastava. Mas quem saiu na frente foi o Colo-Colo devido a um gol contra de Emerson Silva, aos dois minutos de jogo. Depois o Botafogo foi pra cima e teve chances de empatar e até virar, mas esbarrou em Justo Villar. Até que Roger ganha do zagueiro e toca para Guilherme, que chuta cruzado e Villar dá o rebote nos pés de Rodrigo Pimpão que não perdoa e empata para o Alvinegro. Agora o clube foca no clássico de domingo (12), às 19:30 (horário de Brasília) contra o Flamengo, mas já pensando na guerra da próxima quarta-feira (15) às 22:00 (horário de Brasília), no Rio de Janeiro, contra Olimpia ou Del Valle.

O JOGO

Como era esperado, o Colo-Colo foi pra cima e o gol não demorou a sair. Aos dois minutos Gatito deixou a bola ir par escanteio, Emerson Silva tentou tirar, mas marcou gol contra e inflamou os torcedores do Colo-Colo. O gol fez o Botafogo acordar e não demorou a tomar conta do jogo, mas sempre parava nas mãos de Villar. Montillo tentou de fora da área e Villar voou para defender. Depois Marcelo tentou de cabeça e Villar também defendeu. E Valdéz jogou contra o patrimônio, mas Villar estava lá.

O Botafogo voltou com o mesmo time para o segundo tempo e com a mesma pagada. O Colo-Colo recuou e o Alvinegro aproveito para ganhar o meio-campo, mas não conseguir produzir e insistia nas jogadas aéreas. Aos 16 minutos Ramón Fernándes experimentou de longe, Gatito espalmou e a bola bateu no travessão. Aos 35 minutos, Guilherme e Roger, que entraram no segundo tempo, fizeram a jogada do gol: Roger deixou a defesa pra trás, tocou para Guilherme que chutou cruzado, Villar deu rebote e Rodrigo Pimpão estufou as redes chilenas. Era o empate do Glorioso, que passou a tocar a bola esperando o apito final. Mas o Botafogo ainda teve uma ótima chance de virar o jogo com Guilherme, aos 48 minutos, mas o jogador chutou fraco nas mãos do goleiro. Depois foi só esperar o apito final e comemorar. A nota triste na etapa final foi o comportamento dos torcedores chilenos depois do gol de empate do Botafogo que começaram a tacar coisas no banco de reserva botafoguense.

Colo-Colo: Justo Villar; Fernando Meza, Julio Barroso e Baeza; Jaime Valdés (Pedro Morales), Esteban Pavez, Luís Figueroa (Fierro), Ramón Fernández e Véjar (Christófer Gonzáles); Octavio Rivero e Esteban Paredes. Treinador: Pablo Guede.

Botafogo: Gatito Fernández; Jonas, Marcelo, Emerson Silva e Victor Luís; Airton (Guilherme), Bruno Silva, Rodrigo Lindoso (Roger), João Paulo (Dudu Cearense) e Montillo; Rodrigo Pimpão. Treinador: Jair Ventura.

Cartões amarelos: Colo-Colo – Fernando Meza e Esteban Pavez. Botafogo – Jonas, Airton e Rodrigo Pimpão.
Cartões vermelhos: nenhum.

Local: Estádio Monumental, Santiago (Chile)