Os públicos dos amistosos entre os times paulistas representam alguma coisa para o resto do ano?

Arena Corinthians

 

Entre o final da semana passada e o meio desta, três dos quatro grandes do estado de São Paulo fizeram amistosos de pré-temporada, no intuito de se preparar para o Campeonato Paulista e as demais competições que serão realizadas ao longo da temporada: Santos, Palmeiras e Corinthians. Porém, nestes amistosos, um fato chamou bastante a atenção: a quantidade de público em cada um dos times, e é sobre isso que iremos falar aqui.

Por ordem, começamos com o  Santos, que no último sábado(28) enfrentou o Kenitra, que é de Marrocos, país africano. A equipe da Baixada Santista venceu por 5 a 1. A partida foi realizada no estádio do Pacaembu, com o público pagante de 15.330 espectadores em uma cidade que não é nem a do clube. Para um amistoso, gerou uma boa renda para ver a equipe de Dorival Jr. jogar. Na minha humilde opinião, é lá que o peixe deveria jogar, pois é um lugar muito mais fácil de se chegar e em uma cidade onde vivem muito mais santistas e gera uma renda melhor aos cofres da diretoria. A tradicional Vila Belmiro deveria ser utilizada apenas em jogos de suma importância, como a Copa Libertadores e a Copa do Brasil, por exemplo.

Estádio do Pacembu

Agora, vamos ao Palmeiras, que jogou no último domingo(29) contra a equilibrada equipe da Ponte Preta, que diga-se de passagem, ainda não perdeu do verdão no Allianz Parque. O público foi um pouco maior do que o do Santos: 15.878 pagantes para acompanhar o empate de 1 a 1 em São Paulo. Apesar de ser “apenas” um amistoso, eu esperava um pouco mais da torcida palmeirense que poderia comparecer em maior número, pois o jogo foi em um domingo às 17:00, o time vem bem desde o ano passado, é o último campeão brasileiro, trouxe reforços de peso e tem grandes chances de chegar longe na Libertadores. Espero que ao longo do ano seja diferente, porque a torcida fez a diferença nos títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão em 2015 e 2016.

Allianz Parque

E, por fim, o Corinthians que enfrentou a Ferroviária de Araraquara na Arena Corinthians, onde venceu por 1 a 0 no último minuto da partida. O público foi de 22.231 pagantes, o que me surpreendeu positivamente. A torcida fez jus ao apelido de “Fiel Torcida”, pois desde o ano passado o time não vive uma boa fase nem dentro, nem fora de campo e também porque se tratava de um jogo amistoso com o objetivo de apresentar a equipe. O timão, apesar de ter um bom elenco, tem algum problema com entrosamento que parece estar melhorando este ano, com reforços como Fellipe Bastos, Gabriel, Pablo e a provável chegada de Jadson, que deve, sem dúvida, levar mais torcedores à Itaquera, o que é excelente para o espetáculo.

Arena Corinthians