O último encontro: Juventus 3 x 1 Porto – Champions League 2001/2002

Faz muito tempo desde a última vez que Juventus e Porto se enfrentaram na Champions League. Em 2001, a Juve, comandada por ninguém menos que Marcelo Lippi, enfrentou o Porto de Deco e Ricado Carvalho.

Com uma série de estrelas no elenco, a Juventus calhou de cair no grupo do vice-campeão português do início do novo milênio. O Porto, que ainda viria a ganhar a Europa de forma surpreendente em 2004, não conseguiu vencer os italianos tanto em casa quanto fora. No Estádio do Dragão, um empate em 0-0, e no antigo Delle Alpi, 3-1 para os donos da casa.

Os bianconeri tiveram diversas perdas da temporada 2000/2001 para a 2001/2002. O goleiro Edwin van der Sar se mudou para o Fulham e, dessa forma, deu espaço para o goleiro mais caro da história da Itália, Gianluigi Buffon, assumir a camisa 1. Além disso, outra perda considerável foi Zinédine Zidane para o Real Madrid, uma venda astronômica até para os parâmetros de hoje em dia. O valor de 77€ milhões (nona transferência mais cara da história) deixou o ex-camisa 21 bianconero por muito como ‘o jogador mais caro da história’. Em compensação, foi trazido outro francês para o clube: Lilian Thuram, uma muralha defensiva que ficou até o ‘rebaixamento’ do time de Turim.

Deco, em 2004, viria a levantar a orelhuda sobe o comando de José Mourinho

No outro lado, tínhamos a equipe do Porto, a qual era realmente imprevisível. Os que viriam a surpreender o mundo todo numa final, no mínimo, ‘diferente’ contra o Mônaco, já tinham um feito negativo registrado na temporada 2000/2001: perderam o campeonato português para o modesto Boavista, time que, atualmente, oscila entre campanhas razoáveis e brigas contra o rebaixamento na primeira divisão portuguesa.

Curiosamente, ambos chegaram na competição graças aos seus vices-campeonatos. Se o Porto teve a proeza de perder para uma equipe de menor favoritismo, não foi diferente para a Juve que perdeu para a Lazio de Hernán Crespo, Alessandro Nesta, Sinisa Mihajlovic, Diego Simeone, entre outros nomes.

E o resto é história: confira os melhores momentos dessa partida!

https://www.youtube.com/watch?v=dOhxn1xUC2s

 


UEFA Champions League 2001/2002 – Grupo E
Juventus 3-1 Porto

Estádio: Delle Alpi

Juventus: Gianluigi Buffon, Michele Paramatti, Paolo Montero, Igor Tudor, Gianluca Zambrotta ( Cristian Zenoni), Lilian Thuram, Pavel Nedvěd, Alessio Tacchinardi, Edgar Davids (Alessandro Birindelli), Alessandro Del Piero (Enzo Maresca), David Trezeguet
Gols.:  Del Piero 32′, Montero 47′, Trezeguet 73′
Treinador: Marcello Lippi

Porto: Sergei Ovchinnikov, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Hugo Ibarra (Rubens Júnior), Mário Silva, Costinha, Deco (Rafael), Frederik Söderström, Capucho, Clayton (Hélder Postiga), Pena
Gol.: Clayton 13′
Treinador: Octávio Machado