Aubameyang perde pênalti, e Benfica vence Dortmund no 1º jogo das oitavas da Champions

Foi uma noite para esquecer, principalmente para Aubameyang. Com um show de chances de gols perdidas, o Benfica acabou vencendo o Borussia Dortmund por 1 a 0, no estádio da Luz, no primeiro jogo das oitavas de final da Uefa Champions League.

O time encarnado abriu o placar com Kostas Mitroglou aos 2 minutos da etapa final. E o tento teve participação do zagueiro Luisão. Ele finalizou a primeira vez, de cabeça, após cobrança de escanteio. O goleiro Burki conseguiu espalmar, mas no rebote o grego marcou. Foi o primeiro gol dele na Champions League após cinco jogos disputados. Ele já estava sendo pressionado pelos torcedores por causa do jejum no torneio europeu. O Borussia DortmundDortmund poderia ter empatado aos 11 minutos. Isso porque o árbitro viu pênalti de ao Fejsa tocar a mão na bola após um carrinho na área. Aubameyang foi para a cobrança, mas bateu muito mal, no meio do gol, e Ederson defendeu, vibrando muito na sequência. Não foi apenas a defesa do pênalti que consagrou Ederson. O brasileiro também fez outras defesas importantes ao longo do jogo.

Dificilmente os torcedores vão esquecer o lance já aos 38 minutos do segundo tempo, quando fez o impossível para evitar um gol de Pulisc, em finalização de primeira dentro da área e que ainda contou com um leve desvio em Raul. A defesa levantou o estádio. Antes de defender o pênalti, Ederson também defendeu uma finalização de primeira de Reus, dentro da área, que deixou todos os torcedores encarnados assustados. Aos 31 da etapa inicial, ele defendeu um chute de Aubameyang cara a cara, em clara chance de gol para o time visitante.

A partida de volta será no dia 8 de março, em Dortmund. Antes, as equipes voltam suas atenções para os campeonatos nacionais. O Benfica jogará com o Braga, no próximo domingo, pelo Português. O Dortmund enfrentará o Wolfsburg, no sábado, pelo Alemão.

O Benfica jogará por um empate para avançar as quartas de final do torneio. Derrota por um desde que também marque (por exemplo: 2 a 1, 3 a 2 etc.) também garantem os portugueses na próxima fase. O Dortmund tem de vencer por dois ou mais gols de diferença. Se devolver o 1 a 0 a partida será definida nos pênaltis.

Ficha Técnica

BENFICA 1X0 BORUSSIA DORTMUND

Local: Estádio da Luz, em Lisboa (POR)
Data: 14 de fevereiro de 2017, terça-feira
Horário: 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Assistentes: Elenito Di Liberatore (ITA) e Riccardo Di Fiore (ITA)
Público: 55.124 torcedores
Cartões amarelos: Fejsa (Benfica); Schmelzer, Bartra e Pulisic (Borussia Dortmund)

Gol:
Mitroglou, aos três minutos do segundo tempo

BENFICA: Ederson; Semedo, Luisão, Lidelof e Eliseu; Pizzi, Fejsa, Salvio e Carrillo(Filipe Augusto); Rafa Silva(Cervi) e Mitroglou(Raúl Jiménez). Técnico: Rui Vitória

BORUSSIA DORTMUND: Burki, Piszczek, Papastathopoulos, Bartra, Schmelzer e Durm; Weigl, Dembélé e Raphael Guerreiro(Gonzalo Castro); Reus(Pulisic) e Aubameyang (Schurrle). Técnico: Thomas Tuchel